quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O Egito está na moda


EGITO QUE NOS TROUXE AS FESTAS DE ANIVERSÁRIO E A BOLINHA DE GUDE.
Adoro História!
Nos últimos dias estive lendo um livro que comprei no colegial. Estou me encantando novamente por cada trecho dele e, em especial, com o Egito. A história egípcia e sua influência no mundo atual são inacreditáveis.
Você sabia que a PRIMEIRA festa de aniversário de que se tem notícia aconteceu há 5 mil anos, no EGITO!? A primeira reprodução MUSICAL também aconteceu lá, 1.500 anos antes de Cristo. A Cinderela, o jogo de "amarelinha" e a bolinha de gude também nasceram no Egito... Além dela, a MARAVILHOSA CERVEJA!!! Assim como os cosméticos, os perfumes, as perucas, os medicamentos .. caramba, TUDO veio dos egípcios!!!
Sem contar que 70% da história do país continua encoberta por areia.
Isso tudo, segundo Francisco Moreno Carvalho.

Quanto as PIRÂMIDES? Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, atual capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam uma área de 129.000 m². A maior delas, Queóps, foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.
Erra quem pensa que as pirâmides foram construídas por escravos. Quem às construiu foram camponeses que, na época da cheia do Rio Nilo, se viam impedidos de se dedicar à agricultura e então eram recrutados para o trabalho pesado da construção. Com isso, os camponeses ganhavam alimentação e uma espécie de seguro-saúde (se ficassem doentes, eram atendidos por médicos que ficavam de plantão na área da empreitada.
Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.
A sociedade atribuía a condição de deuses (deusas) às forças da natureza, como o Sol, o céu, a terra e o Rio Nilo. No Egito existia divindades cultuadas no país todo, outras apenas numa região. Estavam relacionadas aos acontecimentos da vida diária, à morte e aos fenômenos naturais. Com histórico de religião politeísta e antropozoomórfica!!!

Adorei relembrar desses detalhes aprendidos na escola. Agora minha sede de visitar este maravilhoso país africano aumentou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário